quarta-feira, 26 de maio de 2010

LULA E O FUTEBOL

Como querer que crianças e jovens obedeçam às regras em casa e nas escolas quando as mesmas não são explicadas e expostas de forma clara. Não sou o Presidente Lula, mas também gosto de usar o futebol como modelo educativo. Desde muito cedo digo para meus filhos “Sem regras não tem futebol”. Nas regras estão previstas as atitudes permitidas e proibidas assim como as penalidades para suas infrações. Por ser um esporte coletivo para querer jogar ou participar entender as regras é fundamental. Imaginem uma partida de futebol sem regras. Um vale tudo onde é cada um por si e os torcedores também podem jogar. A tudo isso adicione um bom premio. Seria uma tragédia a cada partida. No caso das escolas discutirem todos os anos as normas disciplinares e suas possíveis punições ou premiações é o caminho para formação de cidadãos de bem. Sinto falta daqueles quadros bonitos fixados nas paredes de entrada da escola com as normas básicas impressas. Há muitos anos estudei numa escola publica que o regimento interno estava na carteirinha de freqüência. Alguém lembra? Nem na faculdade lembro-me de ter visto em algum lugar seu regulamento. O cumprimento das leis é um exercício diário, porém só é possível quando as pessoas as entendem e reconhecem a sua importância vital para o convívio numa sociedade pacifica. ”SEM REGRAS NÃO TEM FUTEBOL”

EDUCAÇÃO,SAÚDE E SOLIDARIEDADE.

5 comentários:

  1. Amigo Roberto.

    Fica cada vez mais dificil pregar o cumprimento de regras e leis, quando essas não são cumpridas pelo mandatarios maiores do País.
    Se até o Preseidente se permite trangredir as normas e leis, que dirá o cidadão comum.
    A consciencia da moral social fica corrompida e cada um se julga no direito de aproveitar oportunidades de ficar à margem das leis.

    Grande abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Querido Beto, excelente texto...concordo totalmente... é preciso entender e praticar efetivamente no dia a dia, pois, regras e disciplina são feitas para a boa convivência entre todos e para todos.
    Um grande abraço...
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Jorge,

    Para se ter disciplina deve-se haver regras.
    Claro que toda sua regra tem a sua exceção, mas cabe a nós fazer o uso do com senso com ela!
    Quanto ao futebol: torço para que a disciplina do time seja o suficiente pra nos trazer o título do HEXA!

    Tenha uma ótima noite!

    Juliana Fideles
    juliana_fideles@hotmail.com
    @juliana_fideles

    ResponderExcluir
  4. Fala sujeito, voltando aqui depois de um tempo.

    Acho que não merece comentário algum esse texto, apenas tenho que concordar com tudo o que foi escrito.

    Como contribuição, quero apenas concordar com o amigo Tristão, quando o exemplo de cima vem errado, acaba por ser seguido "em baixo".



    abraço

    ResponderExcluir
  5. No Brasil, principalmente no Governo Lula, as regras só valem quando se prestam a atingir os adversários políticos.
    É o que tenho observado desde os escândalos do "Mensalão" e das "Sangeussugas" e como se não bastasse, a coisa degenerou nessa campanha presidencial, onde Lula e a candidata oficial, desafiam a Lei Eleitoral forma acintosa, certos de que o TSE só lhes aplicará multas insignificantes, enquanto eles usam e abusaam do poder político e da máquina estatal para usufruirem benefícios eleitorais.
    É preciso que essa sensação de impunidade venha ser quebrada, através de uma atuação mais eficaz do ministério Público na apuração das irregularidades que se acumulam de forma abusiva no atual governo, onde tudo é permitido e nada é proibido.

    @drluizaugusto_

    ResponderExcluir