domingo, 22 de agosto de 2010

Melancólicas reflexões numa modorrenta tarde de sábado. * Edison Farah

    21/08/2010

Não sei se esta encarnação serviu para muita coisa para mim, a não ser acrescentar muitos e tantos mais novelos de frustrações ao meu acervo de decepções com o bicho mamífero bípede que predomina neste planeta.
Todavia, uma constatação assimilei definitivamente: a Justiça Cósmica prevalece e se afirma sempre no correr da história, e na existência de todos e de cada um de nós. E o executor desta Justiça somos sempre nós mesmos, em cada um de nós.
Quem ainda não percebeu isto procure acelerar sua introspecção, conhecer-se a si mesmo o mais rápido que puder, pois os tempos urgem.
Segundo as profecias, acelera-se a chegada da Verdade, e prenúncio desta aceleração é a rapidez com que as coisas acontecem neste terceiro milênio, no planeta.
Trazendo estas considerações “profundas” de bebuns em botequins para o nosso mesquinho dia a dia brasileiro, neste país das injustiças homéricas, neste feudo da hipocrisia política elevada a quintessência, neste império da roubalheira mundial e da escravidão mais iníqua, dos preconceitos mais cruéis, porque disfarçados sob a fantasia da cordialidade, acabamos aqui, de registrar , para os que não têm medo de enxergar o que vêem, uma espetacular prova da Justiça Maior: o acabar o tempo de uma agremiação política, e dos indivíduos pernósticos que a compuseram, que se caracterizou por inviabilizar a Nação Brasileira quando de sua ascensão ao poder em 1994, contrariando as premissas que levaram o povo a sufragá-los.
Eis que, apenas 15 anos após, este partido acaba, levado para o lixo da história pelo mesmo povo.
Mas não porque o povo mudou, e sim, porque eles próprios, obrigados pela Lei Maior, que prevalece sempre, mostraram nestes 90 dias de campanha eleitoral, suas verdadeiras faces, suas índoles de traidores, traindo-se entre si, mostrando com inequívoca clareza ao povo a essência de suas almas, e engendrando assim seu próprio cadafalso.
Prova definitiva, cabal, de que quem promove e aplica a Justiça, SEMPRE, somos nós mesmos.
Aconselho todos os que se pressupõem “líderes”, com toda a humildade e caridade que minha imperfeição permite, que meditem e se questionem com sinceridade, nus perante si mesmos, sobre os textos abaixo.

“Alguém pode enganar alguns por muito tempo, enganar muitos por pouco tempo, mas nunca enganar a todos por todo o tempo”.

“Seja qual for o comprometimento a que cada parlamentar teve que se submeter para chegar ao mandato que exerce, devido aos vícios do sistema eleitoral brasileiro, digo aos senhores: após a investidura o mandato pertence ao povo. É sagrado! É o interesse do povo, o interesse coletivo, que deve prevalecer. Senhores, tenham presente sempre a sacralidade do mandato eletivo.
Toda representatividade é sagrada. Em qualquer nível: do síndico de condomínio ao líder sindical, dos vereadores, deputados, senadores, aos prefeitos, governadores, presidentes da república: em qualquer nível, não há perdão para pelegos!
O crime maior contra a cidadania é o estelionato eleitoral. Uma constante neste país, que grava cruelmente a imagem da democracia, e que inexoravelmente deseduca o povo.”

“O mandato é sagrado. Qualquer mandato é sagrado. Mormente o mandato de cargo eletivo para representação popular. Não pertence a você. É do povo que o elegeu. Portanto não pertence também a corporações ou a grupos de interesse privados. Há que ser exercido para o bem do Estado, e "por cause", em sendo pelo bem do Estado o será pelo bem do povo, porque o bem do povo é a única função que justifica a existência do Estado.
É sagrada essa representação, e não pode jamais ser contaminada por interesses menores de grupos ou facções em detrimento do bem comum."


*Edison Farah é economista, tributarista e presidente da ONG Bairro Vivo-Agência de Preservação Urbana


Obs: Agradeço ao meu Amigo Edison a gentileza de me permitir compartilhar publicamente reflexões tão relevantes. Sua experiência pratica na luta por uma sociedade mais justa, o autoriza a ponderar de maneira brilhante qualquer debate que envolva questões político sociais.

5 comentários:

  1. Oi, passando por aqui e adorando as 'considerações “profundas” de bebuns em botequins'.... Por incrível que pareça, são as melhores!!!! Infelizmente com tudo o que tá acontecendo e que por mais que tente não consigo entender, preocupa-me o que pode estar por trás de tal candidata! Pesquisas informam vitória iminente, mas não visualizo paixão nas ruas... Não vejo militância apaixonada, brigando pela candidata "dita eleita". Quanto mais penso, mais lembro do "vou-me embora pra Passárgada" ... É isso, sair deste país e nunca mais voltar, tamanha incredulidade!

    Medo, esta talvez seja a palavra que melhor se adequa ao sentimento que toma conta do meu ser... (consderações da madrugada)... Abraços querido, este é um pequeno desabafo!!!! Semana maravilhosa!Nadiavida

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto...bela reflexão...é preciso que se leve a sério o tamanho da responsabilidade que o poder implica.
    Tenha uma ótima semana amigo...um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. A iniquidade está em tentar fazer campanha política de acordo com a vontade dos marqueteiros em vez de se tentar conquistar a confiança do eleitor, com suas idéias e experiencias.
    Parece - me que a eleição presidencial deste ano está decidida, pois aquele que seria a oposição natural ao poder constituido, tenta "pegar carona" no prestígio pessoal do atual mandatário, para surpresa e decepção de seus seguidores, tornando - se motivo de chacota nos bastidores da política nacional.
    concordo com a amiga Nadiavida quando diz que, embora a vitória da candidata da "situação" seja iminente, não há empolgação nem comoção popular.
    Isso prova que o povo não aprovou o governo atual e sim a pessoa do presidente, pois o que não faltou nestes 8 anos de mandato petista foram escândalos e corrupção, como nunca antes na história desse país.

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  4. Se fizermos uma ánalise mais detalhada, veremos que de 1994 para cá, o Brasil tornou-se refém de partidos como PSDB e PT. É necessário portanto, tentar entender esse mecanismo de ''manipulação'', certamente midiática, existente nos bastidores da política brasileira.
    Sempre tivemos quem nos ''manipulasse'' e isso vem desde a descoberta do Brasil pelos portugueses e sejamos honestos, o Brasil nunca teve história própria, quiçá governabilidade, o que é desatroso.
    Não sabemos ao certo a que ponto chegaremos, se vamos para a esquerda ou para a direita. Fato é que, vivemos sobre as ''intempéries'' de nossa falida Justiça, conivente com os absurdos desse país, cheios de falsos moralistas e empresários capazes de qualquer coisa só para se promoverem com qualquer politico.
    É de tocar fogo no titulo eleitora, dá as costas, apagar as luzes e ir dormir pensando em um novo amanhã.
    Ótimo texto. Está de Parabéns.
    Abraços;
    Jhonas Silva

    ResponderExcluir
  5. Cumpadi Beto,
    Discordo do autor do texto porque acredito que há, no Mundo, mais pessoas boas que más. Também acredito que a Vida sempre melhora.
    [ ]'s
    {8¬)
    www.shasca.blogspot.com

    ResponderExcluir