quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bandidos na geral





As confusões nos estádios e nas suas imediações são frutos da impunidade. Não podemos chamar de torcedores indivíduos desclassificados que tem como objetivo único a agressão e depredação. Todos os crimes estão previstos no código penal. O cidadão que usa drogas ilícitas nos estádios deve ser enquadrado no artigo que prevê pena para apologia as drogas. Deveriam ser instaladas mais câmeras e com elas um serviço de investigação mais rigoroso a fim de extirpar os bandidos infiltrados entre os torcedores. Chamar um criminoso que comete tentativa de homicídio de torcedor é uma aberração, um contra censo. Jogar uma bomba ou atingir um cidadão na cabeça com um pedaço de pau ou pedra é atitude de um torcedor ou de marginal?Quando mais de duas pessoas se unem para premeditar ou cometer um crime devem ser enquadradas no artigo do código penal que trata da pena por formação de quadrilha. Tirar o foco dos marginais e tomar medidas paliativas como cotas para torcidas é fortalecer a bandidagem. O cidadão de bem não pode ser punido sendo privado de levar sua família a um espetáculo. Os torcedores fazem parte do verdadeiro clássico esportivo. O que não podemos permitir é a proliferação do mau comportamento cívico, o não cumprimento das leis. A lei deve ser cumprida sempre e cabe a policia e a justiça identificar e punir os infratores. Grandes contingentes policiais são utilizados nos dias de clássicos, poderiam infiltrar nas arquibancadas ou nas sedes de torcidas organizadas mais policias a paisana fazendo um trabalho investigativo. Os frutos deste trabalho deveriam ser divulgados na imprensa com nomes e fotos destes marginais uniformisados . A repressão é sempre mais difícil pois o mau já esta articulado devemos nos antecipar cortando o mau pela raiz.No Brasil existe lei para tudo,o problema esta na falta de vontade social para cumprilas.Precisamos investir mais em inteligência e equipamentos para investigação para nos antecipar aos crimes.Quanto mais inteligência menos confronto e menos força bruta.A realidade é única, sem o cumprimento das leis não existe vida em sociedade.Costumo dizer para as crianças:

- SEM REGRAS NÃO TEM FUTEBOL.

5 comentários:

  1. Concordo com você plenamente faço suas palavras meu pensamento tb e mais,os jogadores também devem ter respeito tb entre,lembrando o lance do Obina e de seu colega de time no Palmeiras,sem contar gols ofercidos sutilmente a bandidos por um certo jogador,e,serem pegos em dopingg por uso de cocaina,e outras drogas ilicitas.Parabéns querdio! @helenablll

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post, acho a coisa mais triste do mundo matar por causa de um esporte. bj

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o post, e vejo na criação de novas leis uma atitude demagógic, pois a legislação penal brasileira é uma das mais completas do mundo e prevê todas as formas de crimes e sua punibilidade.
    O que ocorre é que determinados comportamentos de certos indivíduos são encobertos sob o rótulo das atividades sociuais que os mesmos exercem e acabam deixando de ser punidos pela lei que já existe, simplesmente porque são mal enquadrados pelos julgadores, por mera hipocrisia.
    Qual a diferença entre um jogador de futebol que intencionalmente quebra a perna de um colega de profissão inutilizando - o ou privando - o de exercer temporariamente o seu ofício e um cidadão qualquer que causa uma lesão corporal em outro cidadão, tambem privando - o de exercer suas atividades cotidianas.
    Afinal de contas as vítimas,. em ambos os casos não sofrerão da mesma forma a dor física e psicológica da lesão?
    Nas duas hipóteses houve ou não houve o crime de lesão corporal de natureza grave ?
    E qual a diferença entre os crimes do "colarinho branco" e o "estelionato" praticado pelas pessoas de classe social inferior?
    A única diferença deveria ser o tamanho da pena, pois na verdade os crimes são semelhantes, porém, na primeira hipótese, os agentes criminosos são tratados de forma privilegiada, de acordo com o seu poder aquisitivo ou sua condição social.
    Portanto amigo, eu acolho inteiramente os termos deste post e digo que temos leis eficazes que precizam apenas serem aplicadas corretamente, em obediencia ao dispositivo da nossa Constituição Federal que determina de forma bastante objetiva que "todos são iguais perante a lei" sem qualquer distinção.
    Portanto eu penso que deveria haver um pensamento uniforme daqueles que aplicam as leis no país, a fim de que haja melhor aplicação da lei penal e punição eficaz aos transgressores da lei sem qualquer privilegio.

    @drluizsantanna

    ResponderExcluir
  4. O que não se pode esquecer é que "Esporte" deveria estar sempre atrelado à cidadania, bons exemplos, comportamento, saúde e educação... não apenas por quem os pratica, como também por torcedores e simpatizantes. Mas nem sempre é assim.
    Absurdo é, portanto, termos que engolir a FIFA sendo patrocinada por um fabricante de cerveja...

    ResponderExcluir
  5. Putz a última vez que fui ao estádio foi no Canindé acompanhado do meu pai. Era Portuguesa x Flamengo a muitos anos atras. Me lembro dele dizendo para não usar a camisa do Fla do lado de fora do estádio, de medo da outra torcida. Vejo duas mudanças acontecendo para melhora dessa situação:
    1-A Arena Barueri, estádio novo e moderno construído pela prefeitura de Barueri-SP, resolve um dos maiores inconvenientes em se ir ao estádio, a falta de estacionamento. Lidar com flanelinha é uma m... o cê paga e ainda não garante nada. Lá o estacionamento fica no sub-solo do estádio. Segurança e conforto. Já está na hora de derrubar todos os estádios que existeme construir novos. A Copa tá aí.
    2-As torcidas organizadas sempre comparecem em peso pelo simples fato que ganham ingressos. O que é um absurdo, entram de graça para dar uma paulada em voce que pagou pelo ingresso. Já ouvi alguns clubes sinalizando que não fornecerão mais ingressos grátis para a torcida organizada. Ótimo por que espanta a maioria que está lá só porque é de graça.
    Concordo com o amigo "Elemento" Brahma patrocinando evento esportivo não faz sentido algum...

    ResponderExcluir