domingo, 22 de fevereiro de 2009

VOCÊ PODE SALVAR A TERRA




A solução para os problemas de poluição e escassez dos recursos naturais no planeta esta na conscientização de cada individuo. As atitudes e providencias para reversão do processo de destruição do planeta devem ser individualizadas e não globalizadas. Precisamos ter modelos de construções que sejam auto-suficientes na produção de energia e reciclagem de lixo. Hoje já existem no mercado muitos equipamentos para produção e racionalização do uso de energia elétrica. Aquecedores alimentados por energia solar, energia elétrica gerada pelos ventos captada por mini moinhos de vento, sensores como fotocélulas que controlam o acendimento das luzes e outros deveram ser itens obrigatórios nos imóveis que usem energia. A captação das águas das chuvas e sua armazenagem para a reutilização na limpeza em geral bem como seu tratamento em filtros ecológicos antes da devolução para a rede publica deveria ser obrigatório, facilitando o controle da poluição dos rios. Os problemas de poluição devem ser equacionados na sua origem e não remediados no meio ambiente. Evidente que certos materiais como plásticos, tintas, baterias e afins precisam de soluções junto aos fabricantes e consumidores. No caso das sacolinhas plásticas e garrafas pet deveriam ser banidas do planeta, suas produções deveriam ser proibidas obrigando assim o mercado a buscar alternativas mais racionais para embalar seus produtos. Precisamos reverter os processos de destruição do ecossistema em nossas casas, trabalho, escola, no nosso dia a dia. Pensar nos Bairros como células independentes quanto produção de energia, coleta de lixo e meio de transporte é uma maneira de repensar legislação e fiscalização a favor de um meio ambiente mais saudavel. Cada bairro tem suas características peculiares que devem ser usadas a favor de seus moradores e freqüentadores. Se o bairro tem topografia plana devemos facilitar e incentivar a caminhada e o uso de bicicletas. No caso de bairros que geram muito lixo reciclável devemos incentivar e apoiar a transformação deste lixo no próprio bairro. Neste caso o emprego devera ser preenchido pelo morador do bairro. Conseguir conscientizar e oferecer aos cidadãos emprego, moradia, escola, creche e laser no mesmo bairro será fundamental e talvez a única solução para as questões do transito e poluição do ar. Fica aqui minha idéia das células auto-suficientes.
A TERRA DE HOJE É FRUTO DO NOSSO COMPORTAMENTO DE ONTEM.
QUE AMANHA TENHAMOS UM PLANETA MELHOR.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bandidos na geral





As confusões nos estádios e nas suas imediações são frutos da impunidade. Não podemos chamar de torcedores indivíduos desclassificados que tem como objetivo único a agressão e depredação. Todos os crimes estão previstos no código penal. O cidadão que usa drogas ilícitas nos estádios deve ser enquadrado no artigo que prevê pena para apologia as drogas. Deveriam ser instaladas mais câmeras e com elas um serviço de investigação mais rigoroso a fim de extirpar os bandidos infiltrados entre os torcedores. Chamar um criminoso que comete tentativa de homicídio de torcedor é uma aberração, um contra censo. Jogar uma bomba ou atingir um cidadão na cabeça com um pedaço de pau ou pedra é atitude de um torcedor ou de marginal?Quando mais de duas pessoas se unem para premeditar ou cometer um crime devem ser enquadradas no artigo do código penal que trata da pena por formação de quadrilha. Tirar o foco dos marginais e tomar medidas paliativas como cotas para torcidas é fortalecer a bandidagem. O cidadão de bem não pode ser punido sendo privado de levar sua família a um espetáculo. Os torcedores fazem parte do verdadeiro clássico esportivo. O que não podemos permitir é a proliferação do mau comportamento cívico, o não cumprimento das leis. A lei deve ser cumprida sempre e cabe a policia e a justiça identificar e punir os infratores. Grandes contingentes policiais são utilizados nos dias de clássicos, poderiam infiltrar nas arquibancadas ou nas sedes de torcidas organizadas mais policias a paisana fazendo um trabalho investigativo. Os frutos deste trabalho deveriam ser divulgados na imprensa com nomes e fotos destes marginais uniformisados . A repressão é sempre mais difícil pois o mau já esta articulado devemos nos antecipar cortando o mau pela raiz.No Brasil existe lei para tudo,o problema esta na falta de vontade social para cumprilas.Precisamos investir mais em inteligência e equipamentos para investigação para nos antecipar aos crimes.Quanto mais inteligência menos confronto e menos força bruta.A realidade é única, sem o cumprimento das leis não existe vida em sociedade.Costumo dizer para as crianças:

- SEM REGRAS NÃO TEM FUTEBOL.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SEU LIXO





Você já reparou quanto produz de lixo por dia?Parece pouco, mas se prestar atenção vai se surpreender. O problema maior é o lixo durável que vai do saquinho do supermercado a bateria velha do seu celular. Imagine se cada um fosse responsável em se desfazer do próprio lixo. Não vale jogar no terreno do vizinho nem em terreno vazio. Complicado né?A legislação muitas vezes serve para piorar as coisas. Um exemplo é o cocô do cachorro. O cocô se decompõe na rua em quinze dias no maximo,enquanto a sacolinha que o dono leva para colocar o cocô dentro, leva uns cem anos.Mas o que é um mundo sufocado por sacólinhas, comparado com um sapato sujo de cocô de cachorro?Precisamos buscar alternativas individuais para a questão do lixo domestico. Uma idéia é incentivar o cultivo de vasos e canteiros. Os resíduos de verduras, frutas, cascas de ovos e outros podem ser facilmente triturados no liquidificador e usados como adubo nestes canteiros, continuando assim o processo natural de decomposição. O grande problema são as sacolinhas de supermercado, garrafas e embalagens plásticas. O que fazer?Precisamos repensar nossa maneira de consumo. Talvez fique mais barato voltar a utilizar as garrafas de vidro retornáveis. Acho que as sacolinhas plásticas deveriam ser abolidas, simplesmente proibidas assim como as garrafas PET. O fim do ecossistema é um preço muito alto para uma comodidade imediata tão insignificante.
Em nome da sua sobrevivência pense no seu lixo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DESABAFO














As ilhas de poluição nos Oceanos. O lixo espacial cercando o planeta. O desmatamento acelerado acabando com as nascentes. O lixo industrial e doméstico poluindo os rios. A impermeabilização do solo acabando com a água no subsolo. Em troca da falsa riqueza estamos acabando com a única riqueza verdadeira: A VIDA. Tornamos-nos monstros a serviço do consumo. Se não pecamos com atos, pecamos por omissão. Qual herança deixará remos para nossos filhos e netos?Dinheiro?Escolaridade?Bens?
Os seres modernos se tornaram egoístas, prepotentes e imediatistas. Sua visão esta presa num presente imediato onde a busca por falsos prazeres nos transformam em maquinas destruidoras. Princípios, moral e ética são valores enterrados num passado distante, onde a VIDA era o sentido para todas as coisas mundanas. Na sede de saciar nossos caprichos insaciáveis estamos decretando o fim dos seres vivos na terra. Precisamos entender que a felicidade não esta no que consumimos e sim na paz de consumirmos solidariamente o pouco que precisamos para viver. A felicidade esta dentro de cada ser humano equilibrado. O desequilíbrio nas relações fisiológicas do planeta é fruto de um ser humano desequilibrado interiormente. Vamos repensar nossos falsos objetivos e reverter nosso processo de autodestruição. Precisamos parar nosso comportamento cancerígeno em relação ao planeta. Gostaria que o homem evoluísse até voltar a ser índio.