quarta-feira, 23 de junho de 2010

SEM EDUCAÇÃO NEM DEMOCRACIA


Muito se fala sobre educação no Brasil porém, pouco se aborda o assunto de maneira clara. Primeiramente ter *educação *moral e *cívica são prioridades numa Democracia visto que, para exercer o nosso poder precisamos ser exímios conhecedores de nossos deveres e direitos. Precisamos entender que cumprimos as leis não para não sermos multados ou presos. As leis existem para nos proteger, para vivermos em harmonia e segurança em espaço comum com outras pessoas. Cabe as pessoas conhecedoras de tais direitos e deveres darem o exemplo e repassarem seus conhecimentos àqueles mais desinformados. Ao contrario do que foi durante anos, o diploma universitario deveria ser acessorio de agravamento de pena e não conceder privilégio de prisão em caráter especial. Numa democracia a elite deve ser formada e seguida justamente pelos que exercem de maneira honrosa o cumprimento e cobrança da legislação. O alicerce de uma democracia é o direito legal e o cumprimento das leis no seu rigor, sem exceções. Não existem delitos pequenos ou grandes, existe a desmoralização das leis quando não cumpridas. Sito como exemplo a lei seca, sempre existe alguém a desmoraliza la e por conseqüência muitas pessoas morrendo. Não podemos desmoralizar ou permitir que enfraqueçam a base de nossa sociedade.Todos somos responsaveis,precisamos de um mutirão de educação já.
“SEM REGRAS NÃO TEM FUTEBOL.”
“SEM EDUCAÇÃO NÃO TEM DEMOCRACIA.”


*Educação (lat educatione) sf 1 Ensino. 2 Civilidade, delicadeza, cortesia.

*Moral (lat morale) adj m+f 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2 Que procede conforme a honestidade e a justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes. 4 Que se refere ao procedimento. • sf 1 Parte da Filosofia, a Ética, que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade. 2 Conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural.

*Cívica (lat civicu) adj 1 Relativo ao cidadão, como membro do Estado. 2 Patriótico.

4 comentários:

  1. Perfeito meu amigo. Educação em sentido amplo e para trazer maior responsabilidade, não para diminuir rigor como nos casos penais. Também concordo q educação leva a maior harmonia e que deve ser dividida com o outro, o q teve menos acesso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você amigo...é preciso educar para conscientizar...gerar entendimento e prática em responsabilidade e respeito entre todos.
    Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Mais do que óbvio em suas palavras, são as reflexões mostradas ao longo do texto.
    Reflexões essas que nenhum político faz, nenhum juíz ou promotor, advogado faz, salvo quando isso muito lhe interessa.
    Mesmas reflexões não faz o cidadão,inerte a sua própria condição de vida e história. Educar-se ninguém quer, promove-la então, idem.
    Adquirir responsabilidades e faze-las acontecer é muito mais difícil do que assistir a uma partida de futebol, não tem graça.
    A democracia no Brasil é conto da ''carochinha'' de nada serve.
    É assim desde o ínicio da descoberta de nossa pátria. Nunca houve e, jamais haverá amplo trabalho em cima da educação, dos direitos e deveres do cidadão. Nunca haverá, por parte de ninguém, crescimento moral e calcado nos princípios que vigora a lógica da vida em uma sociedade.
    Isso tudo por quê não temos um história verdadeiramente de luta por uma democracia no Brasil. É cortar a cebola da insensatez e chorar, isso é Brasil.
    Ótimo post amigo, conte comigo.
    www.opiniaoecriticabrasil.blogspot.com
    Jhonas Silva

    ResponderExcluir