terça-feira, 9 de março de 2010

QUEM SÃO OS ´"NÓIAS"?


Muito se fala sobre moradores de rua.Ongs de todos os tipos se proliferam arrecadando fundos para jogar comida nas ruas.A grande maioria das pessoas em situação de ruas são dependentes quimicos(do alcool ao crack).Estes são filhos, pais, mães, irmãos,amigos dominados pelo vicio e pelos traficantes.
Muitos em estado terminal, outros transformados em verdadeiros zumbis a serviço do trafico.Para começarmos a resolver o problema da violencia em nossas cidades, precisamos dar atenção especial aos usuarios de drogas.Praticamente todos os crimes tem alguma ligação com o uso de drogas.O usuario é a extensão mais importante destas correntes criminosas.Usar artificios legais para interditar e internar a força usuarios que coloquem em risco a vida do cidadão de bem é uma providencia inadiavel.Mas para interditar legalmente um viciado é necessario uma infraestrutura de saúde publica para desintoxicalo e recuperalo.Infelizmente tambem ja se faz necessario a criação de espaços para que viciados em estado terminal tenham uma morte digna.Atualmente uma familia que queira retirar um ente querido da condição de rua não encontrará respaldo legal ou infraestrutura médica para apoiala.O viciado em situação de rua troca comida pela droga.Por isso pense duas vezes antes de empurrar comida num "NÓIA".Quer ajudalo?Procure internalo.Invista na dignidade humana.

EDUCAÇÃO,SAÚDE E SOLIDARIEDADE.

CRACOLÂNDIA filme de terror.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1221469-internacao-compulsoria-e-caminho-a-ser-percorrido-diz-drauzio-varella.shtml

8 comentários:

  1. Estou de acordo com o escrito, só um porém, infelizmente essas pessoas só podem ser internadas se aceitarem a internação. Isso deveria ser mudado, pois como vc disse eles se tornam zumbis, escravos das drogas e perdem o controle sobre o livre arbitrio.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico amigo Laranjeira.
    Postei a este respeito também. A política pública fica a desejar em nosso país.
    Precisa-se de união política em favor dos menos favoreçidos. Abraço.
    Julio

    ResponderExcluir
  3. OI AMIGO MUITO BEM,É UMA PENA ESTÁ SITUAÇÃO, DESSE PESSOAL,NA VERDADE É UM TAPA NA CARA,DE CADA GOVERNO DE CADA CIDADE, DE CADA ESTADO, É UMA VERGONHA NACIONAL,MAIS FICA RESGISTRADO O ALERTA, E ASSIM QUE É. BOM DIA

    ResponderExcluir
  4. Beto!Esta frase: 'Procure internalo.Invista na dignidade humana.' Me diz tudo, ótimo artigo!
    Parabéns, abraços

    ResponderExcluir
  5. A intenção é boa .., mas discordo!! A droga não alimenta... e a vida das pessoas não devia ser totelada...!!!Invistam na formação e educação e terão muitos desses problemas resolvidos...!!!

    ResponderExcluir
  6. Querido Beto, essa questão é bastante séria e delicada... realmente não basta dar comida a estas pessoas... é preciso prevenção e formação educativa para todos e claro, efetiva ajuda a todos os que se encontrem nesta situação e que queiram ser ajudados.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  7. Fala Beto! Eita quanta gente boa iscrevenu aqui. Intão, ocê tocou em um ponto que é uma pulga que não sai de tras da minha orelha. A situação desse povo é mesmo deprimente e enseja ajuda para se livrarem dela. Mas, até que ponto devemos dar ao Estado o direito de intervir à força sobre elas? O que ele faria após isso? Talvez estaria sendo criada uma nova febem. O que eu quero dizer realmente é que vejo com olhos desconfiados qualquer tentativa do Estado de tira a liberdade das pessoas, mesmo que seja uma pequena parte e de um grupo de risco.
    Ao mesmo tempo dói ver o sofrimento diário dessas pessoas e bate um espírito de querer uma solução que no caso seria a indicada no texto. É um dilema. Gostei do comentário da Valéria, na linha da prevenção e formação educativa.

    Vamo simbóra
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. A droga é a "derrota" do ser humano.
    Concordo com o que a Márcia falou. Chega um tempo que em que eles viram zumbis e não conseguem mais opinar.

    Ótimo texto!

    Xeros

    ResponderExcluir