domingo, 27 de dezembro de 2009

Quanto Custa Seu Silêncio?




No caminho com Maiakovski 

Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.  
Eduardo Alves da Costa (trechos do poema)

Primeiro levaram os negros.
Mas não me importei com isso Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei.
Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo.
Bertold Brecht (1898-1956)

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar...
Martin Niemöller, 1933 -

Primeiro eles roubaram nos sinais, mas não fui eu a vítima,
Depois incendiaram os ônibus, mas eu não estava neles;
Depois fecharam ruas, onde não moro;
Fecharam então o portão da favela, que não habito;
Em seguida arrastaram até a morte uma criança, que não era meu filho...
Cláudio Humberto, em 09 FEV 2007

Incrível é que, após mais de cem anos, ainda nos encontremos tão desamparados, inertes, e submissos aos caprichos da ruína moral de homens, que vampirizam o erário, aniquilam as instituições, e deixam aos cidadãos  medo e insegurança.O desenvolvimento tecnológica tem avançado de maneira inversamente proporcional a evolução espiritual dos seres humanos.Não existe vida em sociedade quando a imoralidade é aceita como um mal necessario.Precisamos parar de inventar regimes para punir os homens e começar a educar os homens para que não precisem de leis para viverem em paz.
Roberto Laranjeira,em dez/2009

"O que me assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons." MARTIN LUTHER KING
                                                
Textos e fotos da Internet
EDUCAÇÃO,SAÚDE E SOLIDARIEDADE.
                                                           
                                           

2 comentários: